Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    "O excesso de regulação e impostos afeta a sociedade brasileira", afirma Alexis Madrigal.

    Para o Gestor Público: "O excesso de Estado, vai à contramão do progresso de um povo".

    há 6 anos

    Foto: Congresso de Gestão Pública, participação Alexis Madrigal - 2018.

    A situação da carga tributária no Brasil causa arrepios aos contribuintes, são inúmero os impostos que os governos (federal, estadual e municipal) arrecadam sobre o patrimônio (bens) e renda (salários, aluguéis, rendimentos de aplicações financeiras) dos cidadãos brasileiros.

    Para transparecer esse fato o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal determina que todo os cidadão sejam informados com exatidão e clareza sobre os impostos embutidos nos bens e serviços. Com isso, não é incomum ouvir dizer que o Brasil é o “país dos impostos”.

    Para o Gestor Público Alexis Madrigal:

    "Cada um de nós têm o sentimento de indignação ao presenciar diante dos olhos o percentual de tributos pagos diariamente em serviços utilizados, produtos e mercadorias consumidos no Brasil. Neste semblante, é preciso compreender e evidenciar que o excesso de regulação está atrelado a alta carga tributária, pois existem medidas inconsequentes que objetivam a criação de impostos desnecessários, que acabam consumindo os recursos financeiros das famílias brasileiras, deprimindo o poder de compra da população e apenas favorece o Estado, que cada vez encontra-se mais deficitário e gordo", afirma Madrigal.

    Uma questão relevante nesse debate, mas que nem sempre recebe o destaque merecido diz respeito à regulação, quanto ao fato é importante perceber que a regulação em excesso por parte do governo tem consequências inesperadas e afeta diretamente a população.

    É comprovado que o excesso de Estado, vai à contramão do progresso de um povo. Excesso de regulamentação inibe a competitividade, encarece serviços e somente favorece o Estado. Como foi demonstrado no depoimento do ex-presidente do Banco Central (BC) Pérsio Arida, hoje sócio do banco BTG Pactual:

    "Quando se tira a volatilidade de um ativo, investidores migram para outro. Mas não devemos ter ilusão: crises se repetem, por mais que reguladores tentem limitar o risco", afirma Arida.
    • Publicações3
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações274
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-excesso-de-regulacao-e-impostos-afeta-a-sociedade-brasileira-afirma-alexis-madrigal/566663546

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)